quinta-feira, 25 de setembro de 2014

PIPOCA SAUDÁVEL FEITA COM ÁGUA NO MICRO-ONDAS


Pipoca saudável feita com água no micro-ondas.
Um punhado de milho, um golinho de água, um refratário de vidro e alguns minutos no micro-ondas... Voilà!
 
A pipoca é rica em carboidratos e principalmente fibras, contém cinco vezes mais fibras que alface, faz bem a saúde não engorda e até previne algumas doenças, o segredo está na forma de preparo e no consumo.

Diante disso pesquisas estão sendo feitas a fim de verificar como a pipoca pode auxiliar na saúde. Estudo realizado nos Estados Unidos mostrou que a casca do milho (pipoca) contém substâncias como polifenóis, que podem agir como antioxidantes inibindo a ação dos radicais livres no organismo, diminuindo o envelhecimento precoce, auxiliando na prevenção do diabetes, câncer, riscos de doenças cardíacas, controle dos índices de colesterol, triglicerídeos e da glicemia, retardando o processo de esvaziamento gástrico. 

O estudo revelou que a casca do milho de pipoca concentra maiores teores de polifenóis  do que frutas e vegetais. Isso se deve a diferença entre a quantidade de água encontrada na pipoca e nos vegetais, e esse mesmo  estudo  evidenciou  que os polifenóis são diluídos nos 4% de água contidos na casca do milho de pipoca , enquanto que em  frutas e vegetais são diluídos nos 90% de água que compõe esses alimentos.

Por ser rica em fibras, a pipoca é amiga do intestino e faz uma faxina no organismo, já que promove, ainda, um  melhor funcionamento intestinal e pode ajudar na perda de peso, vez que  aumenta o tempo de digestão no estômago, fazendo com que ela (a digestão) fique mais lenta, proporcionando  uma maior saciedade e, em consequência, reduzindo a fome. Já a parte “fofa” da pipoca contém carotenoides, que são substâncias que também atuam como antioxidantes e, no corpo, são transformados  em vitamina A, que oferece grandes benefícios  para nosso o sistema imunológico e para a saúde dos olhos.

 
Ingredientes:
5 colheres (sopa) de milho de pipoca.
5 colheres (sopa) de água.
Sal.
1 refratário alto de vidro.
plástico filme.
(a proporção é para cada colher de milho uma colher de água, caso queira fazer uma quantidade maior basta apenas aumentar a quantidade de ambos).
 
Modo de preparo:
No refratário de vidro, coloque o milho e reserve.
Dissolva o sal na água separadamente.

Despeje a água salgada sobre o milho.

Cubra o refratário com plástico filme e faça alguns furos com uma faca.
Leve ao micro-ondas em potência alta de 8 a 10 minutos (este tempo vai depender de cada micro-ondas, alguns poderá levar mais tempo).
 



Prontinha, cheia de benefícios, super fácil de fazer e mega saudável, agora da para degustar a vontade sem nenhum peso na consciência.

Degustamos com o molho de pimeta Chipotle e goiaba da marca De Cabrón... Simplesmente divina! Vale a pena experimentar.


 
E para quem gosta de pipoca doce, também temos uma receita sem óleo postada AQUI.

Um bom filme na TV, uma boa companhia e algo delicioso e saudável...tudo de bom!
Agradecemos pela visita e até a próxima.

 
 
 

 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário