terça-feira, 7 de janeiro de 2014

FEIRINHA GASTRONÔMICA



No último final de semana estivemos na tão famosa Feirinha Gastronômica, que agora se encontra na praça Benedito Calixto na região de Pinheiros, o evento acontece todos os domingos, entre as 11h e 19h.

É um espaço aberto para o encontro entre os amantes da boa gastronomia e os apaixonados por panelas e fogão. No total são 30 barracas com chefs, estudantes, inventores, curiosidades e produtos que representam a diversidade gastronômica de São Paulo.

A Feirinha Gastronômica é uma iniciativa da chef Daniela Narciso e do produtor cultural Maurício Schuartz, os organizadores do Chefs na Rua, que trazem a filosofia da boa comida a céu aberto para o final de semana.

 
Ao entrar na feira fomos carimbados. rsrs

Segundo o segurança, se você quiser sair do ambiente e ir sentar na praça pode ir e não precisa entrar na fila novamente, já que muitas pessoas prefere ir degustar as suas escolhas sentado na praça em frente.

 Cuscuz de carne seca da Tradicional Cuscuz Paulista.

Se trata de uma família que prepara juntos essa delicia, eles não possuem um restaurante e nem se trata de uma empresa, pelo que percebemos são pessoas que ama cozinhar e descobriu na receita da avó o gosto pelas panelas e resolveram nos presentear com esse prato tão Paulistano.

Isso sem falar no molhinho de pimenta da tia Maria Alice, esse que veio no vidrinho tão simpático junto com o cuscuz, simplesmente divino.
O Cuscuz Tradicional ou com ingredientes diferentes, como, carne seca, camarão ou o tão inusitado shitake e shimeji, que infelizmente nessa edição da feira não teve, eles não encontraram esses ingredientes frescos na véspera, o que foi uma pena, pois queria muito experimentar, mais não vai faltar oportunidade, pois sei que eles vão participar de outras edições e tenho certeza que ainda vamos provar.
 
 
O atendimento também nos encantou, tanto a Eliana quanto a Fernanda e o Rafael foram super simpáticos e atenciosos.
 
 
 
A embalagem do cuscuz é um mimo, tudo isso com uma pitadinha de humor, coisa de família unida e feliz.
 
 
O molho de pimenta também estava à venda em vidrinhos maiores e bem fofos.

Parabéns, se cozinhar com carinho é divino imagina em família.
 
 Garantimos o nosso. rs

 
 
A cozinheira Vera Lucia é uma simpatia de pessoa e surpreendente malabarista.

Não resistimos a sua macaxeira recheada preparada de um jeito especial, uma versão da batata rösti adaptada pelas mãos de uma autêntica especialista em cozinha nordestina.
 
 
O cheirinho éra irresistivel, valeu a pena esperar os 30 minutos para saborear esse maravilha
 
 
Entre as opções ficamos com a macaxeira (mandioca, aipim...) recheado com jabá (carne seca)
 
 
E pimenta à la vonté!
 
 

 

Acostumados com churros tradicionais, aqueles tão famosos recheados com doce de leite e chocolate e no máximo com granulado por cima, ficamos curiosos em esperimentar essas delicias.


A massa é levíssima e crocante, recheados por dentro e por fora com sabores inusitados, entre os destaques estão os churros de nutella e brigadeiro com doce de leite.

Se você estiver inspirado, também pode escolher sua própria combinação e montar seu churros pessoal.
Eles também costuma servir churros salgados, o que deve ser muito bom também.
 
 
O Acarajé da Barra é comandado pela baiana Nilcéia Santos e faz sucesso em São Paulo. Com grande experiência na culinária baiana e quitutes deliciosos, deixa qualquer um com água na boca.
 
 
 
Não deu para passar direto por esse barraca.
 
A massa é levinha e crocante, bem fritinho e super recheado.
 
 
Me Gusta
Esse carrinho de pécole tinha os picolés mais gostosos que ja provamos, feito de frutas frescas são super coloridos, saudáveis, naturais e feitos individualmente à mão e o que é mais importante, sem corantes e conservantes.
Os jovens chefs e sócios Gabriel Fernandes e Ravi Leite assinam o menu de receitas do Me Gusta.

Existem várias opções de sabores para esses deliciosos picolés, difícil escolher um só para tomar.

Segundo os proprientários as frutas são selecionadas uma a uma para garantir o verdadeiro sabor da fruta e pode ser degustados sem culpa, nem consciência pesada!  

Entre todos ficamos com o de melancia Detox, super refrescante, bonito, gostoso e muuuito saudável.

 
Quem nunca durante a infacia, assistindo aos filmes americanos não teve vontade de comer aqueles waffle deliciosos....bom pelo menos parecia..kkk
O chefe Henri e seu amigo e parceiro frances Olivier estava com essa grande novidade o verdadeiro Waffle de Liége com pérolas de açucar e um leve sabor de baunilha.
 
Não resistimos, até mesmo porque seria um sacrilégio não devorar um desse..
Entre doces e salgados, escolhemos esse com geléia de frutas vermelhar e chantilly.
 
 opções doces 
 
opções salgadas
Esses são os famosos waffles salgados, crocantes e deliciosamente recheados. O Waffle é uma massa assada e tostada em equipamento especifico que resulta em um alimento saudável, com produtos nobres por dentro e massa crocante por fora.
Da chef Daniela diniz
 
Diz-se que os macarons vieram da Itália durante a Renascença. Catarina de Médici, ao casar-se com Henrique, Duque de Orleans, apresentou essa guloseima à Corte Francesa. Independente da origem, os macarons eram apenas “biscoitos” de amêndoas sem recheio. No séc. XVII, os macarons foram comumente confeccionados pelas Carmelitas, seguindo os princípios de Theresa D’Ávila de que “Amêndoas são boas pa...ra as jovens que não comem carne.” Durante a Revolução Francesa, duas freiras especialistas no preparo e comercialização dos macarons tornaram-se famosas, sendo conhecidas por Souers Macaron (Irmãs Macaron). Atualmente os macarons vêm substituindo os doces tradicionais em festas de casamento e eventos, um pouco pela sua exclusividade e requinte mas também por sua experiência gastronômica.
 
Não resistimos e levamos para casa uma caixinha com varios sabores, para degustar lentamente, porque, como dizem algumas pessoas é de se comer rezando. Rs


Havia muitas barraquinhas, infelizmente não da para provar tudo, mais pretendemos voltar em outras edições, para prestigiar esse evento que achamos divertido e saboroso, o cardápio da feira é sempre muito variado e a cada evento sempre tem novidades.

Acabamos enrrolando muito para ir conhecer a feirinha e acabamos nos arrependendo, pois na primeira edição de novembro, a feira teve como destaque o Ramen Burger Cheese, criação do japonês Keizo Shimamoto, se trata de um amburgue de miojo.
 

Essa foi a grande atração, feito pelo chef Keizo Shimamoto, o criador do Rámen Burger, que veio diretamente de Nova Iorque, apesar de seu criador ser Japonês, a galera enfrentou uma boa fila para experimentar o sanduíche que levava massa de miojo ao invés de pão.

A invenção tem sido um grande sucesso desde que foi criada, em Nova York. O pão de hambúrguer feito de miojo virou a maior sensação entre os amantes gastronômicos da cidade

A massa de miojo que substitui o pão apresenta o macarrão cozido e compactado em formato de pão e levemente tostado complementado com um hambúrguer de carne bovina e uma saladinha para dar um visual mais saudável.

Enfim, quem sabe de uma próxima vez.

Quando estiverem em São Paulo, de domingo perto da região de Pinheiros não deixem de ir conferir, vale a pena.
 

 

https://www.facebook.com/FeirinhaGastronomica?fref=ts
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário