terça-feira, 21 de outubro de 2014

CERVEJA JÚPITER TÂNGER

JÚPITER TÂNGER

Em uma de nossas passadas na CEVADARIA, resolvemos não só comprar e levar para casa como também, degustar lá mesmo e a escolhida foi a Júpiter Tânger.


Feita com casca Tangerina e especiarias. Possui um copo leve e perfeitamente refrescante. Com apenas 4,0% de teor alcoólico vai muito bem em dias quentes e em sessões longas de degustação.
Criada em São Paulo (SP) pelos irmãos David, Rafael e Alexandre Michelsohn, a cervejaria "Júpiter" é mais um exemplo bem sucedido de como uma receita que começa na panela de casa pode sim virar negócio. Curiosamente, o nome planejado para batizar a cervejaria seria "Tupã", deus indígena do trovão. Mas quando os irmãos notaram que a cultura de leveduras que fermentava o lote caseiro estava se parecendo com a atmosfera do planeta Júpiter tiveram isso como um sinal e mudaram o nome. Afinal, "Jupiter" também é um deus, só que romano.
 
 

Cervejaria: Cervejaria Júpiter

Estilo: Witbier

Álcool (%): 4% ABV

IBU: 25

Temperatura: 0-4 °C

Copo ideal: Tumbler

Harmonização: Atum, Beterraba, Bolinho de Bacalhau, Camarão, Caranguejo. Cuscuz, Ceasar Salad, Lagosta, Lagostim,  Lula Recheada, Mexilhões, Ovos com bacon, Ovos Mexidos, Omeletes, Polvo, Quiche de Queijo, Salada de Folhas Verdes, Salmão, Salmão Defumado, Sopa de Legumes, Sushi, Tempura de Vegetais ou Frutos do Mar.
 
 

A "Tânger" é uma cerveja do estilo 'Witbier' feita com malte de cevada, trigo, lúpulo, leveduras e especiarias. Além desses ingredientes ela leva também casca de tangerina no lugar da tradicional laranja - sendo esta sua grande novidade. O amargor é de 25 IBU.

Líquido amarelo palha translúcido de média turbidez. No copo forma espessa camada de colarinho branco e fofo bastante persistente.

Aroma predominantemente cítrico, atravessado por intensas notas de casca de frutas como tangerina e mexerica. Já em segundo plano surgem traços de especiarias, remetendo à pimenta branca e coentro.

Na boca mostra muita delicadeza com seu corpo leve de considerável cremosidade. Bem estruturado, o paladar consegue trazer todos os elementos de sabor em camadas distintas. Desse modo é possível apreciar a sutil doçura do malte em contraste com o suave amargor do lúpulo, salpicado ainda pela harmonia das especiarias que perpassam todo o conjunto. O baixo teor alcoólico aliado a carbonatação de moderada efervescência agrega uma suavidade extra que favorece a 'drinkability'. Toques de casca de tangerina, laranja e coentro dão cores ao final refrescante. Sutil  perfume das especiarias permanecem por alguns segundos.


Provavelmente uma das melhores 'Witbiers' brasileiras.

Boa degustação.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário