terça-feira, 17 de dezembro de 2013

O MERCADO FEIRA GASTRONÔMICA

Enfim, a edição de verão, “O Mercado” Festival Gastronômico das Estações é uma feira diferente, que agrega em um único lugar cultura, comidinhas a um preço acessível e muita qualidade e diversão.
 
Apesar do sol quente, que tem tudo a ver com estação, a feira estava simplesmente perfeita, uma variedade enorme de comidinhas salgada e doces, além de barracas de queijos, pimentas (De Cabron) pelas quais somos apaixonados...rs ficamos cercado de cozinheiros e quituteiros, para a nossa alegria e gula..kk
 

Infelizmente nessa edição a prefeitura proibiu a venda e consumo de bebidas alcóolicas, infelizmente porque várias barracas já estava preparadas para oferecer: vinhos, cervejas artesanais, Drinks, caipirinhas, cachaças, licores, chopp, até a cervejaria Bamberg que participaria infelizmente ficou de fora do evento dessa vez.
Devido a isso o próximo evento não será mais no Modelódromo do Ibirapuera, o que é uma pena, mais seja onde for nós iremos..rs
 
                                                Ao fundo a famosa árvora de natal do Ibirapuera.

Nesta edição, a última do ano, as novidades foram muito além do talento dos chefes, foram momentos agradáveis com a família através da gastronomia de rua, um verdadeiro piquenique.

Havia também uma barraca da Danubio, patrocinador oficial, vendendo camisetas do evento que vinha acompanhada de uma eco bag linda, e toda renda será revertida para o “INSTITUTO CHEFES ESPECIAIS”.

O projeto, há sete anos, desenvolve um trabalho incrível de inclusão de jovens portadores de síndrome de down, através da gastronômia.
O evento contou com duas tendas, com Djs e bandas.

 
                                                         Banda R.A.M.O.N.G.O.S





Foi tudo de bom ficar sentados na grama curtindo uma boa música ao som de  R.A.M.O.N.G.O.S. (A banda ganhou forma quando os integrantes Pablo Marques, Ricardo Galano e Johnny Monster pegaram as canções dos Ramones e transfomaram em arranjos Folk, Country e Rock’n'Roll, usando violões, baixo, bumbo, panderola e uma sanfona), a banda é show.



 
                                     DE CABRÓN Chillis
Para amantes de pimenta, essa barraca seria um delírio....

São molhos, goiabada de colher, geléia, temperos gourmet, marinada para churrascos, sal defumado...tudo com um toque picante.

Exclusivo para esse evento a DE CABRÓN Chillis elaborou o Kit, “Papai Noel Morreu”, lote exclusivo para venda no evento O MERCADO do blend Bhut Jolokia e whisky pra matar qualquer espírito natalino..rs foram apenas 100 vidros para o evento.
Habanero, capim-limão e mel, o molho oficial do evento, feito especial para o restaurante Sal Gastronomia do chef Henrique Fogaça.
Pegamos pesado e comesamos as degutações pelas pimentas e correndo atrás de água depois..rs agora entendemos o porque o Papai Noel Morreu..rs


Um outro produto deles muito interesante é o Colírio pro zóio, molho de pimenta de Bhut Jolokia, Habanero Orange e Cachaça envelhecida em barril de carvalho,  feita especialmente para o  bar Cão Véio, de picansia  insana, que é assim que eles mesmo classefica, vem com contra gotas, da para imagnar o grau de picância? Não resistimos e compramos uma para esperimentar, depois contamos como foi a experiência.......rs
CHIPOTLE E MARACUJÁ,  de picância Profissa, assim classificada por eles, trata-se de um molho excelente elaborado em parceria com o chefe Henrique Fogaça (figura, extremamente simpático) do restaurante Sal Gastronomia. Parceria perfeita!
Falando no chefe Henrique Fogaça, do restaurante Sal Gastronomia, experimentamos o Risoto de carne seca com queijo coalho e óleo de gengibre, simplesmente maravilhoso e de quebra na compra do risoto ganhamos a tigelinha de louça (Amei).
 
Também do chefe Henrique fogaça, experimentamos o Cão Monstro, sanduiche de carne loka com creme de queijo do Bar Cão Véio, muito saboroso!

 
O argentino Don Hugo, especialista em empadas típicas argentinas, adaptadas ao paladar dos brasileiros, mas ele garante que o sabor continua sendo aquele típico sabor argentino de qualidade indiscutível. Estava no evento com uma variedade enorme de sabores.
Experimentamos carne picante, só para variar..rs e podemos dizer que elas realmente são divinas.

 
Essa barraca que na verdade é um show à parte, do Rene Aduan & Flavio Veiga do Alma Rústica, estava servindo sanduiches de pernil defumado, churrasquinho grego, além de defumados artesanais, inclusive sal, também defumado.

 
E para amantes de chocolate, não tinha como passar direto por essa barraca da chefe Paula Labaki, que além de brigadeiro, tinha também sanduiches divinos e outras guloseimas, além de um ótimo atendimento.
Brigadeiro de Jack Daniel’s, somos suspeito em falar sobre chocolates e bebidas...rs mais esse casamento ficou magnífico, um leve sabor do whisky que se destaca com suavidade, só experimentando para saber.

 
Ateliê Adoro Brownie da chefe Tess de Abreu, para quem ama chocolate é impossível não curtir um brownie como esses, o difícil é decidir entre esses sabores: Tradicional, Nutella, Dulce de Leche, Peanut Butter (pasta de amendoim).
O que achamos muito interessante é que eles também trabalha com um brownie especial, Whey Protein Brownie, elaborado especialmente para os marombas! Com whey protein e outros ingredientes funcionais para se deliciar e ainda manter a forma.
 

Cannoleria, do chefe Alexandre Leggieri & Herbert Bierwagen. Cannoli é um típico doce italiano, são tubinhos de massa frita recheados de ricota e frutas cristalizadas.
Experimentamos o tradicional e adoramos.

 
Martins Café
Café com especiarias (noz moscada, cardamomo, anis, canela e 100% Arábica) provenientes da fazenda Santa Maria da região sorocabana no estado de São Paulo.
Para pessoas que não conhecem essas especiarias, eles dispunham das mesmas em latinhas para que os visitantes conhecessem.

Optamos por dois tipos de café: Café Gelado – que se trata de estrato de café, raspas de café congelado preparados na coqueteleira com gelo. Muito bom, tanto que não resistimos e repetimos.

Café Congelado – que se trata de café (quente) com cubos de leite congelados – sensacional.
 
Fomos muito bem atendidos pela Laís, super simpática e atenciosa.

 
Gelato Boutique, sorvete servidos à autêntica moda italiana.
O Carrelo Italiano da Gelato Boutique, é o primeiro e exclusivo transporte tradicional a levar gelatos as ruas, Marcia Garbin é a percussora em São Paulo a trabalhar nesse formato.
 
Dentre tantas opções e na minha opnião quase todos exótcas, foi muito dificil decidir por apenas dois sabores......rsrs.
 
Caffè-lime - (gelato de café coffee lab de suco e raspas de limão) esse sabor foi vencedor do festival de Firenze de 2013 simplesmente magnífico.
 
O Mercado (gelato negro de chocolate e amora com tinta de lula e crocantes pedacinhos de bacon caramelizados) e Ananas Peperoncino (sorbetto de abacaxi com toque de pimenta chipotle De Cabron) ambos MARAVILHOSOS!


Em um ambiente bem familiar, o evento nos encantou.
 
 
 


2 comentários: